terça-feira, 5 de agosto de 2008

Álbum de Família

O dia amanheceu solar, verde-azul pela moldura da minha janela. Ontem de madrugada, enquanto lia os trabalhos dos meus alunos sobre "A Memória de São João de Meriti", que consistia em entrevistas com moradores antigos, me emocionava, talvez pela primeira vez, com meu ofício. E senti um orgulho danado dos meus alunos.

Trabalhei tanto tempo com história oral, na faculdade, na monografia, que é através do tempo circular da memória que percebo a passagem do tempo. São as pequenas narrativas, a memória dos velhos que guarda do esquecimento imagens ignoradas pelo Poder e que suscitam, mais do que um passado acabado, a sugestão, a polifonia, a multiplicação de versões, a imprecisão.

O terreno da memória é o da dúvida, e como substrato da História, pincela a 'ciência' que estuda o passado com cores de romance policial, de poesia lírica, onde a palavra é auto-reflexiva, de nostalgia. O passado é o reino do não-dito.

Eu só gosto de Historiografia assim, quando ela é Literatura.

4 comentários:

Anônimo disse...

e aí, como anda a confecção do vídeo? belo texto! bjs, saudades.

O Nome da Rosa disse...

Anna,

Anda corrido. Amanhã nem vou poder ver clarice comm vcs pq vou à mesquita decupar e editar o vídeo com o cara de manhã e tenho médico a noite no centro. correndo demais.

Acho que vou na despedida do marcelo e da aline. Comer feijón. Tinha que conversar umas paradas com vc. Final de ano corrido demais. Viva o 4o. bimestre!

Anônimo disse...

he,he,he! por alguns segundos achei que você tinha se convertido ao islamismo! demorei pra entender que mesquita era essa! me liga qdo estiver vindo pro médico. de repente a gente consegue se encontrar. acho que a despedida do marcelo vai ser massa! mas tb sei que vou ficar muito triste com a distância. quanto ao quarto bimestre, eu estava falando disso no último conselho. é mesmo uma merda essa história de ficar torcendo pro fim do ano chegar, ou pra aposentadoria sair. parece que a gente tá contando os dias pra morrer e não ter mais que trabalhar! nossa, ando mesmo em crise por conta disso! tô com saudades, nêga, agora sou eu que solicito que você arrume um telefone urgentemente! bjs.

Anônimo disse...

ps: vc tem o msn do careca?